segunda-feira, 28 de junho de 2010

A influência do twitter na guerra Dunga x Globo


Desde que Dunga assumiu a frente da seleção brasileira impôs um novo "regime" com relação não só aos jogadores, mas, principalmente, na relação com a imprensa em geral, tendo como princípio a igualdade de acesso de todos os meios radiofônicos e televisivos.

Isso, antes de tudo, era um clamor nacional depois do fiasco protagonizado pela nossa seleção na copa e 2006, onde o deslumbramento refletido em treinamentos "show´s", abertos ao mundo, entrevistas exclusivas, que invariavelmente eram concedidas a Rede Globo.

Isso tudo desconcentrava os jogadores, lhes tirava a privacidade, o diálogo interno, acirrava a disputa de vaidades entre os medalhões da época (Roberto Carlos, Ronaldo, Ronaldinho, etc...) e tirava inclusive o comando do grupo das mãos de quem deveria dar as ordens, ou seja, o técnico.

Se tem notícia de vários abusos nesta época. Dizem que Ronaldo fumava dentro da concentração, que os jogadores saiam quando queriam, dormiam quando queriam, comiam quando, enfim uma baderna que deu no que deu. Lembram da cena emblemática do Roberto Carlos deitado a beira do gramado, em pleno jogo oficial da copa? Logo ele que veio a falhar ao arrumar as meias deixando Henry a "la vonte" para marcar a mandar a seleção brasileira de volta para casa.

Pois bem, quando Dunga assumiu com sua postura reta, séria, mal humorada até, a promessa e o anseio eram a ordem, a disciplina, a unidade e o tão falado comprometimento.

Dunga honrou sua tarefa e assim fez, montou um time unido, comprometido, focado, colocou ordem na seleção e para isso teve de comprar uma briga com o maior formador de opinião e comportamento do país. O quarto poder do estado: A Rede Globo de televisão.

Dunga esta longe de ser um "gentleman". É áspero, seco e, como bom gaúcho, não leva desaforos pra casa. Esta conduta lhe rendeu alguns desentendimentos com repórteres mais "atrevidos" e com maior parte da imprensa, desapontada com a dificuldade de acesso ao "interior" da seleção, como eram acostumados.

Este conflito teve seu auge na véspera da estreia da seleção contra a Corea do Norte, quando Fátima Bernardes chegou na concentração querendo uma exclusiva com Dunga e alguns jogadores do elenco. Dunga imediatamente negou a regalia. Fátima disse ter uma autorização do Presidente Ricardo Teixeira para tanto ao que Dunga prontamente respondeu: - Diga a ele que se insistir com isso eu entrego meu cargo agora!

A entrevista não foi concedida e "Dona Fátima, bateu com a cara na porta". Em uma entrevista coletiva, outro incidente: Enquanto Dunga respondia aos questionamentos, a sua frente, Alex Escobar (jornalista da Rede Globo) falava ao telefone a fazia expressões de desaprovação as respostas de Dunga, balançando a cabeça negativamente. Dunga interrompeu a entrevista e interpelou-o, com certo exagero, há que se admitir, porém ninguém tem sangue de barata, tanto que desculpou-se pelos excesso posteriormente.

O acontecimento causou uma forte repercussão dentro da toda poderosa rede Globo que usou os dias subsequentes para atacar o treinador revolucionário. Tadeu Shimidt no fantástico protagonizou a maior cena de dor de cotovelo que já se viu na Tv Brasileira e fez um discurso covarde sem dar direito a defesa a Dunga (que, como homem, fala frente a frente, sem intermediários).

Ai entra a influência da rede social mais usada no momento, o Twitter, que reflete de modo instantâneo o pensamento ou a opinião da dos usuários. Esta rede é hoje o maior "termômetro" da mídia mundial e sua repercussão tem força e importância no meio.

A reação dos "twitteiros" foi imediata e em menos de um hora a expressão "cala a boca Tadeu Shimdt" estava no topo do "trend topic´s" mundial, ou seja, era o termo mais falado no mundo inteiro, clara manifestação de apoio a Dunga e contra a postura covarde e mesquinha de Rede Globo que foi confirmada nos dias que sucederam por outra campanha veiculada pelo mesmo twitter: O "dia sem globo" onde o usuários combinaram, como protesto, assistir o jogo entre Brasil e Portugal em qualquer outra emissora, em mais uma manifestação de apoio ao treinador. A Globo continuou como líder de audiência, mas seu índice caiu bastante em relação aos outros jogos e outras emissoras como a Band aumentaram vertiginosamente os seus.

Isso mostra duas coisas: 1 – O povo esta do lado de Dunga e satisfeito com seu trabalho. 2 – A força do twitter.

Depois da repercussão negativa veiculada pelo twitter os ataques a Dunga simplesmente acabaram mostrando a importância desta ferramenta e a sua influência da postura da 2° maior rede de televisão do mundo. É a era da interação, da comunicação, todos tem voz e todos juntos muito mais.






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