segunda-feira, 14 de junho de 2010

Copa do Mundo, muito prazer!

Boa noite!

Resolvi mandar uma carta aberta ao mundo, pois já cansei de escutar milhões de pessoas falando de mim, mal ou bem, e eu escutando tudo isso sem manifestar reação. Então, vou expor minhas qualidades e defeitos, e você que estiver lendo isto no metrô, ou sentado na privada, pensa o que bem entender.

Este ano, comemoro meu 80º aniversário. Nasci no Uruguai, em meados de 1930. Nessa época pouquíssima gente me respeitava, atualmente sou famosa em todo o planeta. Fui criada para unir os povos em uma festividade futebolística a cada quatro anos. O engraçado é que hoje em dia tem gente me usando até como carro-chefe de plataforma político-eleitoreira. Vê se pode(risos)!

Um desses caras aí, não lembro bem o nome(mas enquanto conversávamos percebi que ele não tinha um dos dedos da mão), veio me convidar para comemorar meu aniversário de 2014 no seu país. A ideia dele, utilizando meu reconhecimento mundial, é atrair visitantes e mostrar sua nação para o mundo, além, é claro, de se auto-promover. Mas o coitado mal sabe que isso implicará num alto custo. Segurança, hotel de alto nível e muita mão-de-obra à minha disposição. Também quero alguns pontos turísticos para tirar fotos, até porque ninguém é de ferro, mas acredito que essa parte seja fácil. Vai saber também se estarei vivendo até lá...

Com esse pensamento, sigo minhas férias aqui na África, lugar onde vim para trazer alguns sorrisos para este povo sofrido daqui, assim como faz Rita Cadillac quando visita os presídios paulistas.

Obrigado pela atenção,
Copa do Mundo

8 comentários:

  1. muuuuuuito bom Jú, como todos aliás; mas esse foi demais. Agora que textos sobre a Copa surgem em todos os lugares esse teu enfoque diferente matou a pau! Muito fera tchê ;)

    ResponderExcluir
  2. Mui-to-Bom-Chê! E viva a seguraça do Brasil! E claro.. não esqueçamos dos vários hotéis de luxo e da incrivel mão-de-obra especializada que temos a nossa disposição. :D Bem assim, como Rita Cadillac! hehehe ;)

    ResponderExcluir
  3. belíssimo texto. mescla narrativa ficcional com fatos verossímeis, tudo isso com criatividade de sempre.
    fico esperando algumas citações do teu diário

    ResponderExcluir
  4. ô meu velho, supremo o teu texto, leve e pesado cumprindo o seu dever , que é fazer-nos pensar além grito de gol , muito bom , espero q esta carta seja entregue la no planalto central...

    ResponderExcluir
  5. Uhuuuuuuuuuuuu!!!!
    Esse é o meu sobrinho!!!
    Fantástico Ju!!! Muuuuuuito criativo! Não havia lido nada com esse enfoque!
    Se continuares assim, vais substituir o primo Luiz Antônio na oficina literária da Puc quando ele se aposentar!!!

    ResponderExcluir
  6. Os que se destacam são aqueles que têm a perspicácia e a sensibilidade de ver o que os outros não veem. Na "nossa" linguagem é perceber um fato corriqueiro e retratá-lo por outra ótica.
    Jú véio expressa toda sua inteligência unida àquela malemolência humorística que lhe é característica.
    Nós temos salvação! Aquele abraço, meu amigo.
    Leonardo Jorge de Moraes.

    ResponderExcluir
  7. Paolinha, Laura, Sapo, Pedrão, Dudu e Caju. Obrigado, de coração, pela visita e pelos elogios.

    Abraços

    ResponderExcluir