quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Estátuas de Pompeya.








- Ontem organizando algumas fotos encontrei esses registros que fiz numa viagem ao sul da Itália a alguns anos atrás, mais precisamente a cidade de Pompeya. Uma cidade pequena a uma hora da conhecida Napoli, onde eu estava hospedado.


- Pompeya é famosa pela sua idade, tem mais de 2.500 anos, assim como várias outras cidades da Itália, com se sabe, inclusive a mais famosa Roma.


- A peculiaridade deste local é um parque arqueológico riquíssimo. As ruínas da parte antiga da cidade estão conservadíssimas. Casas, ruas, templos, comércios, enfim, andar por suas ruas e como voltar no tempo. È uma viagem profunda ao modo de vida daquela época.


- Porém o que mais me chocou e o que me levou a posta-las aqui é a história de uma violenta erupção do vulcão Vezúvio (Pompeya esta até hoje localizada a poucos quilômetros do pé da montanha, como se pode ver na primeira foto acima, da praça e altar central da cidade à época. Ao fundo o vulcão.) que, no dia 24 de agosto do ano de 79 depois de cristo (quase dois mil anos atrás), praticamente exterminou com a população da cidade e quase que a riscou do mapa.


- A cidade foi engolida pelo magma e posteriormente reconstruída pelos sobreviventes.

- Até ai nada de muito extraordinário, visto que o próprio Vezúvio ainda hoje está ativo e a qualquer momento pode voltar a dar o ar de sua graça, assim como outros diversos vulcões em todo o mundo, causando grandes tragédias.

- Entretanto está erupção deixou testemunhas que, apesar dos quase 2.000 mil anos decorridos até hoje, ainda estão entre nós de certa forma, ou você achou que as pessoas nas fotos 2, 3, 4 e 5 eram estátuas?


- Acreditem! Essas são pessoas que foram pegas de surpresa pela lava e não puderam escapar. Viraram estátuas de magma e ficaram milhares de anos ali quase que perfeitamente conservadas até que algum arqueólogo as encontrasse e, então, passassem a ser mais uma atração ou peça em exposição no parque arqueológico de Pompeya.


- Notem a posição que se encontravam. Algumas delas protegendo o rosto como um gesto de desespero me parece...

- Sinistro, né?

- PS: Todas as fotos foram feitas por mim


Um comentário:

  1. as duas primeiras fotos vamos mandar pra national geographic, excelente meu velho!

    ResponderExcluir