sexta-feira, 13 de novembro de 2009

30 anos. O que isso significa?

- Completei 30 anos no dia 12/10/2009. Porém, há algumas semanas antes, já vinha tentando encontrar em mim uma pessoa desta idade, entender o que isso significa, se é que significa algo.

- Apesar de assumir algumas responsabilidades no trabalho e na vida e de já haver atingido alguns "objetivos" pessoais, sinceramente, não me sinto como uma pessoa de 30 anos, pelo menos do que imaginava de uma pessoa desta idade quando era menor.

- Imaginava que com 30 anos, já estaria casado, com barba, um par de óculos "careta", uma vida já definida profissionalmente, com filhos, falando sobre coisas que ainda acho chatas e sem graça e, pior, que estaria gostando disso.

- Achei q não teria mais nada a descobrir, a empreender, a desafiar, a mudar. Porque não?

- Quem sabe por que essa imagem foi colocada a minha cabeça pela cultura de nossa cidade ou do meio onde vivo. Meu pai, por exemplo, aos 30 já tinha dois filhos. E era totalmente auto-suficiente, um pai de família na acepção completa da palavra, com tudo o que isso envolve. E demonstrava e demonstra até hoje extremo contentamento com essa condição.

- Não estou dizendo aqui que eu seja um irresponsável. Definitivamente não! Tenho meu trabalho, que me dá a oportunidade de ter as coisas que quero e de tomar minhas decisões de maneira TOTALMENTE independente.

- Tenho tranqüilidade de desenvolver um trabalho de qualidade para meus clientes. Mas as vezes me vejo numa vida a qual não me sinto definitivamente "encaixado", ou melhor, que não me completa. Tenho muito prazer no desenvolvimento da minha atividade profissional, mas vejo muitas outras possibilidades, outras coisas que me interessam, que me inquietam e ainda quero fazer tudo ao mesmo tempo.

- Vejo alguns colegas dos tempos de colégio da mesma idade que eu e que parecem senhores de 50 anos. Com a cara fechada, roupas correspondentes. Valores totalmente diferentes. Ainda conversamos, mas já não falamos a mesma língua. Me frustra a "perda" do amigo. Mas sinceramente dou graças a Deus por não estar igual a eles. Eles, com certeza, devem dar garças a Deus por não estarem igual mim. È justo.

- Aos 30 me sinto livre, mas sabendo coordenar melhor essa liberdade o que amplia meus horizontes e minhas possibilidades. Se tivesse escolhido outro caminho estaria, com certeza, mais limitado.

- Hoje sou um híbrido, me sinto cheio de energia, antenado, curioso, apaixonado, colorado, entusiasmando. Porém aprendendo a tomar as coisas com mais calma, degustar mais, planejar mais, economizar mais, pensar duas vezes, contar até dez.

- E esse é meu dilema no momento. Tenho coisas de um adolescente e coisas de um homem já "quase maduro". Não me encontro "nem lá, nem cá".

- È nos 30 que começamos a perder a velocidade da juventude, porém, ainda jovens. Afinal, o que significa fazer 30 anos? O que é um número? A única coisa certa é que seja lá qual for o dia da minha morte está mais perto. Perdi alguns anos. Mas aprendi a aproveitar os que restam com muito mais qualidade. Acho até que foi uma boa troca. Aliás, esses 30 foram muuuito bem vividos, Não faltam histórias, experiências, amores, lembranças, saudades. E segue a vida...

6 comentários:

  1. Ramonzito!
    Bah que to véia, tu com 30? vixxi eu to na idade de cristo hihih!
    gostei daqui, não sabia q tinhas um blog!
    E a cidade da terra vermelha vai bem?
    besos!
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mas sinceramente dou graças a Deus por não estar igual a eles. Eles, com certeza, devem dar garças a Deus por não estarem igual mim. È justo.

    Meus parabens muito bom mesmo gostei deste trecho ae em cima...

    ResponderExcluir
  4. Boaaa Ramão!
    Mto legal o texto véio e me identifico muito com o que tu escreveu, afinal, dia 29 de novembro quem tá chegando nos 30 sou eu!! hehehe
    Bala o texto, mandou mto! Concordo com todas as palavras... abraço!! Marcelão

    ResponderExcluir
  5. Ramão, adorei teu texto... bem tu quando diz "Tenho coisas de um adolescente e coisas de um homem já "quase maduro"

    Parabéns ;D
    Beeijobeeijo

    ResponderExcluir
  6. Para mim o mais legal de tudo que falou foi: "A única coisa certa é que seja lá qual for o dia da minha morte está mais perto. Perdi alguns anos. Mas aprendi a aproveitar os que restam com muito mais qualidade..."

    Afinal, tenho algumas preocupações de como serei quando tiver 30 ( hoje com 21 ), e quando tiver 50, ou se chegarei aos 80? Tenho a profunda vontade de mudar de hábitos, para os mais saudáveis, mas acho que o melhor é aproveitar a vida no agora, pq o amanhã ainda é incerto, e TUDO pode acontecer....

    Parabéns pelos 30 anos, e que venha os próximos sempre com este espírito jovem assim como a Flávia Fraga comentou....

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir