domingo, 11 de julho de 2010

O bom e velho rock.


Cansado de escutar minhas bandas jurássicas porém inigualavéis,decidi procurar por algo musicalmente novo, rock de preferência mas sejamos francos o rock morreu. Mas assim mesmo peguei o mouse e com muita insistência garimpei algumas bandas internacionais emergentes e um bocado de singles e EPs(afinal todo banda hype que se preze deve começar com um EP). Cheguei a conclusão que o rock não morreu, apenas transformou-se.Gradativamente escutei uma à uma e cheguei ao seguinte pensamento : Depois dessa era negra(rimél e franja) que o rock passou(emo, e adjacentes) um filete de luz sobressaísse, mas assim mesmo é apenas um filete.

Além de Arctic Monkeys e seu último álbum, tudo esta muito parecido, Franz Ferdinand, The kooks , entre outras promessas do rock contemporâneo parecem ter perdido a mão e já não conseguem mais surpreender. É claro que seguem fazendo boa musica mas é só. Dentre as a bandas que estou escutando destacam-se sem muitos méritos, Wilco que eu já havia escutado à um tempo atrás e não estava preparado para tanta melancolia e de certa forma não gostei, mas estou aprendendo a apreciar. The xx é uma boa banda,apesar de enfurecer os fãs mais xiitas do rock por usar de muitos artifícios eletrônicos, She and him e Beirut são minhas favoritas no momento. A primeira regravou you got a hold on me dos Beatles e ficou bem agradável sem macular a musica. Já a segunda esta fadada a superar a maldição de 'one hit wonder" da musica elephant gun, mas tem cacife pois escutei o ultimo álbum e com certeza não será tão dificil destaque para as canções Nantes e St. Apollonia. Cheguei também a escutar MGMT mas não foi muito alem de Time to pretende.

O rock esta em plena mutação, indie rock ou rock alternativo ou indie pop rock...enfim as duas bandas que mais caracterizam esse movimento são as que citei Beirut e MGMT. Se não tem cordas e arrranjos primorosos tem batidas eletronicas e vice-e-versa ou até mesmo os dois. Portanto para não errar remomendo o ultimo album dos A.M., Humbug um trabalho amadurecido e original,destaque para balada Cornerstonne e Pretty Visitors. Pois é depois de dar voltas e voltas acabei voltando ao mesmo lugar, o bom e velho rock se é que ele ainda existe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário