segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Nova safra na Azenha

A passagem de Paulo Autuori pelo Estádio Olímpico não deixou muita saudade para os torcedores do Grêmio, mas deixou uma herança importante: a metodologia de treinamentos em busca de um modelo de jogo perfeito aliada ao aproveitamento maior dos jovens jogadores no time principal.

"O Autuori deixou um legado muito grande aqui. A interferência dele foi colocar vários garotos treinando no profissional. Além disso, seguimos investindo na base os fundamentos para formar os jogadores em cima de três vetores: técnica, tática e inteligência. O objetivo nesse último aspecto é fazer o jogador entender melhor uma palestra e entender a proposta do jogo", revela Paulo Deitos, assessor de futebol das categorias de base.

Enquanto esteve no Grêmio, Autuori na maioria das vezes utilizou o esquema com duas linhas de quatro. Nas divisões inferiores, a tendência é pela manutenção do sistema. "Estamos descaracterizando a nossa cultura que era do 4-3-3 e, depois, do 4-4-2. Hoje, muita gente joga com três zagueiros, o que causa um desequilíbrio. No Grêmio, a prioridade é o 4-4-2", afirma Edson Aguiar, coordenador técnico da base gremista, profissional que veio com Paulo Autuori e que permanece no clube. O modelo de jogo está sustentado em quatro pilares: organização ofensiva, transição ataque-defesa, organização defensiva e transição defesa-ataque. Todas as seis categorias, do sub-12 ao sub-20, utilizam este método.

Andrey Lopes, treinador do time campeão brasileiro sub-20, tenta explicar o motivo da carência de laterais e meias, aspecto destacado por Autuori. "Quando tem um lateral bom, a gente acaba levando pro meio. E quando se opta por três zagueiros, acabamos não formando laterais e, sim, alas", admite. Posição carente no time principal, a lateral-direita é uma raridade no Olímpico. A bola da vez é Spessato, de 19 anos. "Estamos tentando formá-lo, mas com cuidado para não queimar etapas", explica Lopes. Saimon deverá ser aproveitado na zaga, assim como Neuton, destaque no miolo da defesa. No ataque, as apostas recaem sobre Bérgson, já chamado por Silas para o grupo profissional.

Dados: João Paulo Fontoura - Correio do Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário