quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Olimpíada no Brasil, sim!


- Meu post hoje vai em forma de contraponto ao do colega e amigo Pedro ontem com referência as olímpiadas do RIo 2016.

- Na minha ótica e com todo rspeito, obviamente, a execução das olimpíadas dará sim margem a muitos malandros e oportunistas a roubarem, superfaturarem, enriquecerem , enfim... Infelizmente este é um mal inerente a nossa cultura. Já obtivemos muitos progressos neste sentido mas, devido ao tamanho do problema ainda é quase imperceptível.

- Porém, acredito que a realização de um evento deste porte, conjugado com a Copa do Mundo de 2014, só tem a agregar a nosso país: Primeiro no tocante a visibilidade e credibilidade por parte investidores do mundo inteiro e de todas as áreas possíveis, que fomenta a economia, abre postos de trabalho, novas empresas, mais dinheiro "rolando", mais impostos (independente do que se fará c eles eles virão) sendo recolhidos, etc... Afinal não é qualquer país que logra organizar dois eventos deste porte e simultaneamente.

- Também no aumento do turismo em nosso país. Segundo palavras do próprio governador do Rio, Sérgio Cabral, só nos dias posteriores ao anúncio o Rio teve uma visibilidade maior que se o governo houvesse empreendido todo seu faturamento anual, durante os quatro anos de mandato em publicidade. Imaginam o que isso vale no final das contas? Incalculável!

- A imagem do Brasil não mais como um pobre país de terceiro mundo, aqui perdido. Mas um país pronto para crescer. Capaz de realizar coisas grandes. Um país realmente emergente.

- Enfim nossa imagem perante o mundo, que a tempos vem mudando, com isso dá um salto.

- Tem ainda o legado concreto que as olimpíadas deixarão à cidade do Rio (e a copa às cidades sede) com transporte, vila olímpica, complexos esportivos. Isso sem falar no acréscimo cultural inegável.

- Mas quem sabe a contribuição mais valiosa disso esta na autoestima do brasilerio.

- Roubos certamente existirão. Mas por maiores que sejam os acréscimos serão infinitamente maiores na minha opinião.

- Eu não escondo de ninguém que antes de Brasileiro sinto-me gaúcho. Poucas coisas me orgulham como brasileiro. Essa porém, me deixou exultante, emocionado, estufado de orgulho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário