sábado, 31 de julho de 2010

Enfim uma comédia decente.


As primeiras impressões que Juventude revoltada(Youth in revolt,2009, ) mostra, são as de que estamos diante de mais um filme indie nos moldes de Juno ou seja, trilha sonora saudosista e piadas sarcásticas. Mas como eu disse antes, são apenas impressões, Juventude só não é perfeito como também extraí o máximo do elenco composto por Esteve Buscemi(Cães de Aluguel,1992),Zach Galifianakis perfeito no papel de padastro relapso(do engraçadissimo Se beber não case), Michael Cera(Superbad)mais do que fantástico no papel principal e Portia Doubleday revelada e reveladora em cena.

Cera provou que sabe interpretar um jovem nerd com problemas em sua curta filmografia mas em juventude ele está no ápice de sua atuação.A historia é básica, um adolescente de nome engraçado,Nick Twisp(Cera),vive uma vida ''invisível'', gosta de Fellini e Nouvelle Vague,seus pais são divorciados, a mãe omissa, e o pai(Steve Buscemi)totalmente indiferente, contribuem para atmosfera melancólica que envolve a trama. Mas os fatos conspiram e transformam o simples roteiro sobre ''lamúrias da adolescência'' em comédia cult instantânea.Um amor de verão, Sheeni Saunders(Portia Doubleday) arrebata Nick.O amor(hormônios) desperta no protagonista um alter-ego malandro e sem escrúpulos autodenominado François Dillinger( já vale o filme,com a atuação ímpar de Cera com bigodinho)que cadencia os acontecimentos ao instaurar o caos na vida pacata que levava Twisp.Ao contrário de suas obras anteriores o diretor Miguel Arteta( Por um Sentido na Vida,2002) não exibe tanto pessimismo mas preserva um tom mais sarcástico, ácido,vívido.

Juventude revoltada é mais um prodígio desse ano. Mesmo sendo uma adaptação do romance homônimo de C.D.Payne. não macula em nenhum momento a obra original, conseguindo em muitos pontos até aprimorar certos trechos.O tema "adolescência/problemas existências" é um filão atemporal tão explorado quanto o tema ''II guerra mundial''. Mas assim mesmo às vezes com inteligência pode surgir algo novo mesmo que trate sobre algo antigo,porque o que importa é ser original mesmo usando all-star.

Nenhum comentário:

Postar um comentário